Porque e como desfragmentar o disco rígido de seu PC

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Conforme você usa o computador, ele tende a ficar mais lento. O problema pode não está na memória, processador ou disco rígido,  poiso problema maior geralmente é o sistema operacional, que não sabe organizar a bagunça.

Se você formatou seu PC há mais de um ano e nunca fez uma manutenção completa, vale realizar uma desfragmentação completa. Isso pode acelerar sua máquina e deixar o carregamento do sistema e programas bem mais rápido.

Para desfragmentar o disco rígido

Para abrir o Desfragmentador de Disco, (para Windows 8 veja a dica abaixo) clique no botão Iniciar. Na caixa de pesquisa, digite Desfragmentador de Disco e, na lista de resultados, clique em Desfragmentador de Disco.

Em Status atual, selecione o disco que deseja desfragmentar.

Para determinar se o disco precisa ou não ser desfragmentado, clique em Analisar disco.  É necessário ter permissão do administrador. Se você for solicitado a informar uma senha de administrador ou sua confirmação, digite a senha ou forneça a confirmação.

Quando o Windows terminar de analisar o disco, você poderá verificar o percentual de fragmentação do disco na coluna Última Execução. Se o percentual for acima de 10%, será necessário desfragmentá-lo.

Clique em Desfragmentar disco. Novamente é necessário ter permissão do administrador.

O Desfragmentador de Disco pode demorar de alguns minutos a várias horas para terminar, dependendo do tamanho e do grau de fragmentação do disco rígido. Você poderá continuar a usar o computador durante o processo de desfragmentação.

Se o disco já estiver em uso exclusivo por outro programa ou for formatado usando um sistema de arquivos que não seja o sistema de arquivos NTFS, FAT ou FAT32, ele não poderá ser desfragmentado.

Se você estiver usando o Windows 8 siga a dica abaixo:

Aperte as teclas do Windows + Epara abrir o Windows Explorer.

Selecione o disco que você quer desfragmentar dando apenas um clique com o botão esquerdo. Agora de um clique com o botão direito e selecione propriedades.
Nessa janela de propriedades do disco vá para aba de Ferramentas. Lá tem a opção "Otimizar e desfragmentar a unidade" c
lique em otimizar. Na nova janela clique em otimizar de novo e pronto, iniciará a desfragmentação.

Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Copyright © 2015 Infoznet
Distributed By My Blogger Themes | Design By Herdiansyah Hamzah