Vantagens da tecnologia USB

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012


O padrão USB foi desenvolvido por um consórcio de empresas, entre as quais destacam-se: Microsoft, Apple, Hewlett-Packard, NEC, Intel e Agere.

Universal Serial Bus (USB) é um tipo de conexão "ligar e usar" que permite a conexão de periféricos sem a necessidade de desligar o computador. Entre suas vantagens estão:

Tridente símbolo do USB.
Padronização de conexão de dispositivos – Não é necessário usar vários tipos de conectores. O dispositivo pode ser conectado a qualquer porta USB disponível.

Plug and play – O sistema operacional pode reconhecer automaticamente o dispositivo, mesmo que este demande algum driver específico. Os dispositivos mais comuns, como pen-drives, mouses e impressoras, podem ser utilizados assim que são conectados.

Alimentação elétrica – Antes, os equipamentos que se conectavam no micro necessitavam de fonte de energia própria. Na tecnologia USB, o dispositivo pode receber energia por meio do cabo de comunicação, o que permite reduzir a quantidade de cabos.

USB e Mini USB
Conexão de vários dispositivos ao mesmo tempo – Cada porta USB pode conectar até 127 aparelhos diferentes ao mesmo tempo. Isso se for ligada a ela um hub USB (figura 51). Temos de lembrar, porém, que a capacidade de transferência de dados nesse caso será compartilhada entre todos os dispositivos conectados e, assim, se tornará mais lenta.

Ampla compatibilidade – O padrão USB é compatível com todos os sistemas operacionais. No Windows é compatível desde a versão 98. E vários outros aparelhos eletrônicos já possuem interface USB, entre os quais os de som automotivos e convencionais, celulares, DVDs etc.

Hot-swappable – Dispositivos USB podem ser conectados e utilizados sem que se precise reiniciar o computador. Também não é necessário desinstalar, mas apenas desconectar o dispositivo.


Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Copyright © 2015 Infoznet
Distributed By My Blogger Themes | Design By Herdiansyah Hamzah