É oficial: o mais rápido filme do mundo feito por um laser de raio-X em Hamburgo, Alemanha.
Cientistas do DESY, centro alemão de física de partículas, divulgaram o filme mais curto do mundo. Os especialistas registraram uma cena de 2 frames com um intervalo de 50 femtossegundos o equivalente a 0.000 000 000 000 05 segundos (800 bilhões de vezes mais rápido que a distância normal entre um frame e outro). Assim, o experimento se tornou o menor intervalo de tempo já gravado entre 2 frames e, por isso, o feito entrou para o livro Guinness World Records.
![]() |
Lasers ópticos são utilizados para sincronizar lasers de eletrons livres Foto: Greg Hren/Research Laboratory of Electronics no MIT |
A técnica é utilizada para se saber, mesmo que de forma não muito longa, como são processos moleculares e reações químicas, que acontecem de forma muito rápida. Dessa forma, é possível ter um melhor entendimento sobre eles, segundo o professor Edgar Weckert, diretor de pesquisas do DESY.
Como objetivo futuro, os cientistas querem "gravar os movimentos de moléculas e nanoestruturas", de acordo com Edgar. A pesquisa foi publicada na revista Nature Photonics.
Fontes:
Olhar Digital
Physorg.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário