O padrão USB foi desenvolvido por um consórcio de empresas, entre as quais destacam-se: Microsoft, Apple, Hewlett-Packard, NEC, Intel e Agere.
Universal Serial Bus (USB) é um tipo de conexão "ligar e usar" que permite a conexão de periféricos sem a necessidade de desligar o computador. Entre suas vantagens estão:
Tridente símbolo do USB. |
Plug and play – O sistema operacional pode reconhecer automaticamente o dispositivo, mesmo que este demande algum driver específico. Os dispositivos mais comuns, como pen-drives, mouses e impressoras, podem ser utilizados assim que são conectados.
Alimentação elétrica – Antes, os equipamentos que se conectavam no micro necessitavam de fonte de energia própria. Na tecnologia USB, o dispositivo pode receber energia por meio do cabo de comunicação, o que permite reduzir a quantidade de cabos.
USB e Mini USB |
Ampla compatibilidade – O padrão USB é compatível com todos os sistemas operacionais. No Windows é compatível desde a versão 98. E vários outros aparelhos eletrônicos já possuem interface USB, entre os quais os de som automotivos e convencionais, celulares, DVDs etc.
Hot-swappable – Dispositivos USB podem ser conectados e utilizados sem que se precise reiniciar o computador. Também não é necessário desinstalar, mas apenas desconectar o dispositivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário